A Bíblia Sagrada
ANTIGO TESTAMENTO - 1 REIS
O livro de 1 Reis fornece um relato da morte de Davi, do reinado de seu filho Salomão e do declínio e da divisão do reino de Israel depois que Salomão e muitos de seus sucessores se voltaram para a adoração de ídolos. Também relata o ministério do Profeta Elias entre as dez tribos de Israel ao norte. Ao estudar esse livro, podem aprender verdades que vão ajudá-los a entender a importância de adorar ao Senhor em Seu templo, casar dentro do convênio, fazer escolhas corretas e ouvir a voz mansa e delicada do Senhor.
“Os livros [de 1 e 2 Reis] foram compilados por um autor desconhecido a partir de vários documentos escritos, inclusive as crônicas estatais”. As crônicas estatais não eram os livros de 1 e 2 Crônicas, mas uma coletânea de registros mantidos sob a direção dos reis de Israel.
Não se sabe ao certo quando e onde foram escritos os livros de 1 e 2 Reis. Em certa época, 1 e 2 Reis eram um único livro chamado Reis. A divisão que criou os livros de 1 e 2 Reis atuais ocorreu quando a Bíblia foi traduzida para o grego.
Os livros de 1 e 2 Reis cobrem mais de 400 anos da história dos israelitas, começando pela morte do rei Davi (aproximadamente 1015 a.C.) e concluindo com a morte do rei Joaquim (em algum momento após aproximadamente 561 a.C.). Esses livros são ricos em história e doutrina e fornecem os fundamentos históricos e o contexto de uma parte significativa do Velho Testamento. Por exemplo: no livro de 1 Reis, lemos sobre a ascensão do rei Salomão, que construiu e dedicou um templo ao Senhor. O livro de 1 Reis também explica que Salomão se casou com mulheres fora do convênio. Muitas dessas mulheres afastaram o coração de Salomão do Senhor, levando-o a adorar deuses falsos (ver 1 Reis 11:4–8). A decisão de Salomão de afastar-se do Senhor acabou resultando na disseminação da idolatria em Israel e na divisão do reino.
Além disso, o livro de 1 Reis apresenta ao leitor o destemido e nobre Profeta Elias. Por meio do poder do sacerdócio, Elias fez com que uma seca durasse três anos e meio, reviveu os mortos, invocou fogo do céu e profetizou a queda do rei Acabe e sua mulher Jezabel, que juntos governavam de modo iníquo no reino de Israel, ao norte.
1 Reis 1–11. Antes de sua morte, o rei Davi fez com que seu filho Salomão fosse ungido rei. Salomão governa seu reino com grande sabedoria. Salomão constrói um templo e seu palácio em Jerusalém, dando início ao período conhecido como a “era de ouro de Israel”. A rainha de Sabá visita Salomão. As mulheres de Salomão o induzem a deixar de adorar ao Senhor e o incentivam a adorar deuses falsos. O reino de Salomão é ameaçado por Jeroboão.
1 Reis 12–16. Todas as tribos de Israel, exceto Judá e Benjamim, se rebelam contra o filho de Salomão, Roboão. O reino é dividido, e Jeroboão se torna governante do Reino do Norte (também conhecido como Israel), deixando Roboão para governar o Reino do Sul (também conhecido como Judá). Jeroboão e Roboão estabelecem a adoração a ídolos em seus respectivos reinos, e muitos governantes de ambos os reinos seguem esse padrão de idolatria.
1 Reis 17–22. O Profeta Elias faz com que haja uma seca na terra. Ele revive o filho da viúva dentre os mortos. Com grande poder de Deus, Elias compete com os sacerdotes de Baal e mostra que Jeová é Deus. Depois desse milagre, Jezabel, mulher do rei Acabe e seguidora de Baal, tenta matar Elias. Elias viaja para o Monte Horebe, onde o Senhor fala com Ele por meio de uma voz mansa e delicada. Elias se encontra com Eliseu, que o sucede como profeta. Elias profetiza a morte de Acabe e de Jezabel. Depois da morte de Acabe, Acazias, o filho de Acabe, reina em iniquidade.
Conhecendo a Bíblia - 1ª REIS - Capítulos 1 ao 22
A Bíblia em Áudio - 1ª REIS - Capítulos 1 ao 22