A Bíblia Sagrada
ANTIGO TESTAMENTO - CÂNTICOS
Ao longo dos oito capítulos acompanhamos as histórias do rei e de sua esposa, passando pelo namoro, casamento e o amadurecimento da relação.
Durante o namoro, é mostrada a vontade do rei e da sulamita de estarem juntos e o desenvolvimento do amor que sentem um pelo outro. Nesse período, a sulamita tem um sonho em que busca o rei por toda cidade e ao ser ajudada pelos guardas, consegue encontrá-lo.
Durante o casamento, concretizam o amor que sentem e recebem as bênçãos de Deus. Com o passar do tempo e o amadurecimento da relação, enfrentam momentos difíceis. A sulamita tem outro sonho; após repulsar seu marido, o procura por toda cidade e ao pedir ajudar para os guardas da cidade que anteriormente a ajudaram, é agredida por eles. Entretanto, tudo acaba bem e ambos se reencontram e se reconciliam.
Portanto, no livro de Cânticos podemos acompanhar o desenvolvimento do amor entre o rei e sua esposa durante várias etapas de suas vidas, celebrando o amor entre o casal.
Não sabemos quem escreveu Cantares de Salomão. “Há dúvidas sobre o fato de Salomão ser realmente o autor”.
Não sabemos quando ou onde foi escrito o livro de Cantares de Salomão.
Cantares de Salomão é o único livro das obras-padrão que não é considerado inspirado.
“[O livro de Cantares de Salomão é] às vezes chamado de Cânticos (como em latim) ou Canto dos Cantos (como em hebraico). (…) Tanto os judeus quanto os cristãos às vezes relutaram em aceitá-lo no cânone de escrituras devido a seu conteúdo romântico, mas permitiram-no ao considerá-lo uma alegoria do amor de Deus por Israel e pela Igreja”.
Cânticos 1–8. Poemas e cânticos de amor e afeto.
Conhecendo a Bíblia - CÂNTICOS
A Bíblia em Áudio - CÂNTICOS