A Bíblia Sagrada
ANTIGO TESTAMENTO - JOEL
O livro de Joel ensina sobre o poder das orações combinadas e do jejum do povo de Deus, numa época de grande dificuldade na história de Israel. “Joel assegurou ao povo que através do arrependimento eles novamente receberiam as bênçãos de Deus”.
O livro também contém várias profecias sobre o iminente “dia do Senhor” (Joel 1:15). Essas profecias foram citadas por vários profetas e têm relevância para diversas gerações, especialmente para aqueles que vivem nos últimos dias. Aprender sobre as profecias de Joel pode ajudar a reconhecer os sinais da Segunda Vinda do Senhor. Um aspecto interessante do estudo do livro de Joel é o de que estamos vivendo numa época em que podemos ver o cumprimento dessas profecias.
O livro começa com uma breve declaração que atribui o livro a “Joel, filho de Petuel” (Joel 1:1), que era um profeta do reino do sul (Judá).
Não sabemos exatamente quando Joel viveu e profetizou para o reino de Judá. “É incerta a época em que viveu, que pode ter sido no período compreendido entre o reinado de Joás, antes de 850 a.C., e o retorno da tribo de Judá do cativeiro babilônico”. Não sabemos onde o livro de Joel foi escrito.
O livro de Joel se concentra nas profecias que Joel fez depois que a terra de Judá foi afligida por uma grave seca e uma praga de gafanhotos. Essas profecias falam de diversos sinais que precederão a Segunda Vinda do Salvador, especialmente de uma grande efusão do Espírito sobre toda a carne (ver Joel 2:28–29).
Um cumprimento dessa profecia ocorreu no Dia de Pentecostes, na época do Novo Testamento, quando o Espírito do Senhor foi derramado sobre uma multidão, que ouviu a pregação dos apóstolos do Senhor e entendeu as palavras em seu próprio idioma. Esse acontecimento fez com que Pedro dissesse: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos” (Atos 2:16–17).
Joel 1. Joel descreve um desastre natural causado por uma praga de gafanhotos. Ele pede ao povo que jejue e se reúna no templo para uma assembleia solene, para rogar ao Senhor que os salve.
Joel 2. Joel descreve o “dia do Senhor” e a guerra e a desolação que o acompanharão, e então pergunta: “Quem o poderá suportar?” (Joel 2:11) O Senhor responde dizendo ao povo que se volte a Ele de todo o coração. Joel profetiza algumas bênçãos que o Senhor concederá a Seu povo nos últimos dias.
Joel 3. Joel profetiza sobre os últimos dias e afirma que todo país do mundo estará em guerra pouco antes da Segunda Vinda. O Senhor habitará com Seu povo quando Ele vier novamente.
Conhecendo a Bíblia - JOEL
A Bíblia em Áudio - JOEL