A Bíblia Sagrada
ANTIGO TESTAMENTO - LEVÍTICO
A palavra Levítico deriva do termo em latim que faz referência aos levitas, uma das 12 tribos de Israel. Os levitas eram portadores do sacerdócio menor e tinham a responsabilidade de oficiar no tabernáculo e, depois, no templo em Jerusalém. O livro de Levítico contém instruções sobre o cumprimento dos deveres do sacerdócio, como o sacrifício de animais e outros rituais que ajudariam a ensinar os filhos de Israel a respeito de Jesus Cristo e Sua Expiação. O Senhor revelou um propósito primordial para as instruções que deu no livro de Levítico: “Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. Ao estudar esse livro, vocês poderão aprofundar vosso entendimento e apreço pela Expiação do Salvador. Podem também aprender verdades importantes que os ajudarão a ser santos, isto é, limpos espiritualmente e designados para propósitos sagrados. O ato de viver essas verdades preparará você para servir ao Pai Celestial e a Seus filhos.
Moisés é o autor de Levítico. Moisés e seu irmão mais velho, Aarão, eram membros da tribo de Levi. Enquanto Aarão era chamado para presidir o sacerdócio menor, Moisés detinha a autoridade e as chaves do Sacerdócio de Melquisedeque, que “tem o direito de presidir e tem poder e autoridade sobre todos os ofícios da Igreja em todas as épocas do mundo, para administrar em assuntos espirituais”. Portanto, Aarão, seus filhos e todos os demais da tribo de Levi, que possuíam o sacerdócio menor, agiam sob a liderança profética de Moisés.
Existem opiniões diversas sobre quando Levítico e os outros livros de Moisés foram escritos, e não se sabe exatamente onde Moisés estava quando escreveu esse livro.
O livro de Levítico foi descrito como um manual do sacerdócio para Aarão e seus filhos (que serviam como sacerdotes) e para os levitas em geral. No livro inteiro, contudo, as instruções do Senhor aos levitas alternam-se com as que Ele deu a toda Israel. Por meio dessas instruções, aprendemos a respeito das leis, dos rituais, das cerimônias e festas que ensinariam Israel a ser limpa, santa e diferente do mundo. Por exemplo, determinada lei inclui as instruções do Senhor quanto a que alimentos eram limpos (aceitáveis para consumo) e quais alimentos eram imundos (deviam ser evitados).
O cerne do livro de Levítico é o conceito da Expiação; a palavra expiação aparece mais frequentemente neste livro do que em qualquer outro volume de escrituras. Levítico descreve em detalhes o sistema de sacrifícios de animais que serviam para lembrar Israel de que “é o sangue que fará expiação pela alma”. Assim, esses sacrifícios ajudavam simbolicamente Israel a centralizar o foco no sacrifício de Jesus Cristo, que derramaria Seu sangue para expiar os pecados da humanidade.
Levítico 1–7. Por meio de Moisés, o Senhor dá instruções quanto à oferta de vários sacrifícios, inclusive holocaustos, ofertas de carne (ou refeição), ofertas de paz, ofertas pelo pecado e ofertas pela transgressão.
Levítico 8–10. Aarão e seus filhos são lavados, ungidos, vestidos e consagrados em preparação para servir a Israel no ofício de sacerdote. O Senhor envia fogo do céu para consumir o sacrifício que Aarão oferece como expiação por si mesmo e por Israel. Nadabe e Abiú, dois dos filhos de Aarão, oferecem sacrifícios indevidamente e o Senhor os destrói com fogo.
Levítico 11–17. O Senhor revela as leis que determinam quais alimentos são limpos e quais são imundos. Ele também dá instruções quanto à purificação das mulheres que deram à luz, a todos os que tinham doenças ou estavam impuros ritualmente por outras razões. Aarão e seus irmãos recebem instruções quanto ao sacrifício por derramamento de sangue e o Dia da Expiação.
Levítico 18–22. O Senhor ordena que Israel se santifique. Ele dá leis que ajudarão o povo a ser limpo sexualmente e a evitar práticas indignas. Ele também ordena que os sacerdotes sejam santos e dá-lhes leis específicas para que permaneçam ritualmente imaculados.
Levítico 23–27. O Senhor estabelece dias e festas solenes para Israel. São estabelecidas leis para o acampamento de Israel, com orientações para que todas as pessoas sejam tratadas com justiça e que a devida restituição seja feita às partes ofendidas. O Senhor estabelece o ano Sabático e o ano do jubileu. O Senhor descreve as maneiras pelas quais Ele abençoará os israelitas pela obediência e os punirá pela desobediência aos Seus mandamentos. As leis quanto ao dízimo e à consagração da propriedade são estabelecidas.
Panorâma: Livro de LEVÍTICO
Série Torá: Livro de LEVÍTICO
A Bíblia em Áudio: Livro de LEVÍTICO