A Bíblia Sagrada
NOVO TESTAMENTO - LUCAS
O livro de Lucas dá um testemunho adicional de muitas verdades registradas por Mateus e Marcos e também possui um conteúdo exclusivo. O evangelho de Lucas pode aprofundar seu entendimento dos ensinamentos de Jesus Cristo e ajudá-lo a apreciar mais plenamente Seu amor e Sua compaixão por toda a humanidade, conforme manifestado durante Seu ministério mortal e por meio de Sua Expiação infinita.
Lucas é o autor desse evangelho. Ele era médico (ver Colossenses 4:14) e “um mensageiro de Jesus Cristo” Lucas foi um dos “cooperadores” de Paulo (Filemom 1:24; ele é chamado de Lucas aqui) e um dos companheiros missionários de Paulo (ver 2 Timóteo 4:11). Lucas também escreveu o livro de Atos.
Embora não se saiba exatamente quando Lucas escreveu esse evangelho, provavelmente foi escrito na segunda metade do primeiro século d.C. As fontes de Lucas eram pessoas que “presenciaram desde o princípio” (Lucas 1:2) o ministério mortal e a Ressurreição do Salvador. Não sabemos onde o evangelho de Lucas foi escrito.
Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios. Lucas escreveu esse evangelho especificamente a “Teófilo” (Lucas 1:3), que em grego significa “amigo de Deus” ou “amado por Deus”. Percebemos claramente que Teófilo recebera instrução anterior concernente à vida e aos ensinamentos de Jesus Cristo (ver Lucas 1:4). Lucas esperava fornecer instruções adicionais ao oferecer um relato sistemático da missão e do ministério do Salvador. Ele queria que aqueles que lessem seu testemunho “[conhecessem] a certeza” (Lucas 1:4) do Filho de Deus — Sua compaixão, Expiação e Ressurreição.
Conhecendo a Bíblia - Lucas Capítulos 1 a 9
Conhecendo a Bíblia - Lucas Capítulos 10 a 24
A Bíblia em Áudio - Lucas