A Bíblia Sagrada
NOVO TESTAMENTO - MATEUS
Algumas das passagens mais amadas da Bíblia encontram-se em Mateus, inclusive o Sermão da Montanha (Mateus 5-7) e muitas parábolas, assim como os ensinamentos e milagres de Jesus Cristo. Estudar esse livro vai ajudá-lo a se familiarizar com o ministério e as palavras de Jesus Cristo e pode fortalecer seu testemunho a respeito Dele como Salvador do mundo e do Messias prometido proclamado por todos os santos profetas (Mateus 1:22-23; Mateus 2:5-6, 17; Mateus 4:14-16).
Mateus, também conhecido como Levi (Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27-29), o filho de Alfeu, segundo a tradição da Igreja primitiva (como Papias, no século II), atribui este evangelho a Mateus. A autoria não é assinada no texto
Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. Após sua conversão, Mateus tornou-se um dos Doze Apóstolos do Salvador. Como apóstolo, Mateus foi testemunha ocular de muitos dos acontecimentos que ele descreveu.
Mateus parece ter escrito para o público judeu, para mostrar que Jesus Cristo cumpriu as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias. Ao contar sobre a vida, as palavras e os feitos de Jesus Cristo, Mateus frequentemente se referiu às profecias do Velho Testamento e usou a frase “para que se cumprisse”. (Mateus 1:22; Mateus 2:15, 23; Mateus 4:14; Mateus 8:17)
Em seu evangelho, Mateus usou o termo “Filho de Davi” 12 vezes como um testemunho de que Jesus Cristo era o herdeiro legítimo do trono do rei Davi e do cumprimento de profecias messiânicas. A genealogia de Jesus Cristo registrada por Mateus traça Sua linhagem passando por Davi, Judá e Abraão, demonstrando o direito de Jesus de governar e Seu papel no cumprimento das promessas de Deus a Israel. (Mateus 1:1; Mateus 9:27; Mateus 12:23; Mateus 15:22; Mateus 20:30-31; Mateus 21:9; Mateus 22:42)
Embora uma grande quantidade do material de Mateus seja encontrada em Marcos e Lucas, cerca de 40 por cento do evangelho de Mateus é único. O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” aparecendo cerca de 32 vezes, sendo esta uma expressão típica de Mateus (não usada nos outros evangelhos, que preferem “Reino de Deus”) e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ἐκκλησία - ekklēsia), conforme descrito em Mateus 16:18 e Mateus 18:17. No entanto, isso não significa que ele fale da instituição como entendemos hoje, mas da assembleia dos chamados, o corpo dos discípulos.
O evangelho de Mateus também nos ajuda a ver paralelos entre o ministério de Moisés e o de Jesus Cristo. Por exemplo, enquanto criancinhas, os dois foram salvos de uma tentativa do rei de matá-los (Êxodo 1-2; Mateus 2), os dois saíram do Egito (Êxodo 12; Mateus 2:15) e revelaram a lei de Deus em um monte (Êxodo 19; Mateus 5-7) e ambos vieram para resgatar seu povo. Esse paralelo não é afirmado diretamente no texto, mas está claramente desenhado no arranjo literário, sendo esta uma interpretação teológica.
Mateus 1-4: Mateus apresenta a genealogia e o nascimento de Jesus Cristo. Os Magos procuram o rei dos Judeus. Guiado por sonhos, José leva Maria e o menino Jesus para o Egito e, mais tarde, para Nazaré. João Batista prega o evangelho do arrependimento e batiza Jesus Cristo. O Salvador sofre tentações no deserto. Ele inicia Seu ministério mortal ensinando e curando.
Mateus 5-7: Jesus prega o Sermão da Montanha.
Mateus 8-12: Jesus cura um leproso, acalma a tempestade, expulsa demônios, levanta a filha de Jairo dos mortos (Mateus 9:18-26) e dá visão ao cego. Ele dá autoridade aos Doze Apóstolos para fazerem o que Ele fez e os envia para pregarem o evangelho. Jesus proclama que João Batista é mais que um profeta. O Salvador cura no Dia do Senhor.
Mateus 13-15: Jesus ensina por meio de parábolas. João Batista é morto. Depois de alimentar mais de cinco mil, Jesus e Pedro caminham sobre o Mar da Galileia. Os escribas e fariseus questionam Jesus.
Mateus 16-18: Depois que Pedro testifica que Jesus é o Messias, o Salvador indica que Ele dará as chaves do reino de Deus para Pedro e os Doze. Jesus Cristo é transfigurado (Mateus 17) no monte diante de Pedro, Tiago e João. Jesus dá instruções a Seus discípulos sobre como guiar a Igreja e ensina que Deus não nos perdoará se não perdoarmos às outras pessoas.
Mateus 19-23: O Salvador ensina sobre a natureza eterna do casamento. Ele entra em Jerusalém e purifica o templo. Por meio de parábolas, Jesus expõe as más intenções dos líderes judeus que se opõem a Ele. Jesus lamenta a futura destruição de Jerusalém.
Mateus 24-25: Jesus Cristo profetiza sobre a destruição de Jerusalém. Ele ensina como Seus seguidores podem estar preparados para a Sua Segunda Vinda.
Mateus 26-27: Jesus participa da ceia da Páscoa com Seus discípulos e institui o sacramento. Ele sofre no Jardim do Getsêmani e é traído, preso, julgado por líderes judeus e romanos e é crucificado. Morre e é sepultado.
Mateus 28: O Salvador ressuscitado aparece a Seus discípulos. Ele comissiona os apóstolos a levarem Seu evangelho a todas as nações.
Conhecendo a Bíblia - Mateus Capítulos 1 a 13
Conhecendo a Bíblia - Mateus Capítulos 14 a 28
A Bíblia em Áudio - Mateus