Se ainda não viu os vídeos de introdução ao Antigo Testamento e ao Novo Testamento, veja-os a seguir:
Você sabia que a ordem dos livros do Antigo Testamento nas Bíblias Cristãs não é original? Assim como todos os anciões judaicos, Jesus encontrou as Escrituras como uma coleção de pergaminhos em três partes conhecidas como a Torá, os Profetas, e os Escritos, ou TaNaK. Neste vídeo vamos explorar porque isso é importante, e o que acontece quando você lê as Escrituras na ordem tradicional Judaica.
Esse vídeo explica o conceito literário de todo o Novo Testamento e é a continuação da história das Escrituras Hebraicas.
Em Gênesis, Deus cria um mundo bom e dá instruções aos humanos para que possam governar esse mundo, mas eles cedem às forças do mal e estragam tudo.
Em Êxodo, Deus resgata os Israelitas de uma vida de escravidão no Egito e confronta o mal e as injustiças do Faraó.
Em Levítico, o Deus santo de Israel convida o povo a viver na Sua presença, apesar de serem pecadores, através de uma série de rituais e instituições sagradas.
Em Números, Israel viaja no deserto a caminho da terra prometida a Abraão. A sua rebelião repetida é recebida pela justiça e misericórdia de Deus.
Em Deuteronômio, Moisés entrega as suas últimas palavras de sabedoria e precaução antes dos Israelitas entrarem na terra prometida, desafiando-os a serem fiéis a Deus.
Depois da morte de Moisés, Josué lidera Israel e eles se estabelecem na terra prometida que está sendo ocupada pelos Cananeus.
Em Juízes, os Israelitas se afastam de Deus e enfrentam as consequências. Deus levanta juízes durante ciclos de rebelião, arrependimento e restauração.
Em Rute, uma família Israelita enfrenta a tragédia da perda e Deus usa a fidelidade de uma mulher não-Israelita para trazer restauração na família de Davi.
Em Primeiro Samuel, Deus relutantemente levanta reis para governarem os Israelitas.
Em Segundo Samuel, Davi torna-se no rei mais fiel de Deus, mas depois se rebela, resultando na destruição lenta da sua família e do seu reino.
Em Primeiro e Segundo Reis, o filho de Davi, Salomão, lidera Israel à grandeza, apenas para fracassar e levar Israel a uma guerra civil e, finalmente, à destruição e ao exílio.
As Crônicas recontam a história completa do Antigo Testamento, destacando a esperança futura do rei messiânico e do templo restaurado.
Nos livros de Esdras e Neemias, vários Israelitas regressam a Jerusalém após o exílio, e enfrentam alguns sucessos junto com várias falhas espirituais e morais.
Em Ester, Deus providencialmente usa dois exilados Israelitas para resgatar o Seu povo de uma destruição certa, sem qualquer menção específica de Deus ou das Suas ações.
Jó explora a pergunta difícil sobre o relacionamento entre Deus e o sofrimento humano, e nos convida a confiar na sabedoria de Deus e no Seu caráter.
O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro.
O livro de Provérbios convida as pessoas a viverem com sabedoria e temor ao Senhor a fim de experimentarem a boa vida.
Este livro nos obriga a enfrentar a morte e o acaso, e os desafios colocados perante uma crença ingênua na bondade de Deus.
O Cântico dos Cânticos é uma coleção de antigos poemas de amor Israelita que celebra a beleza e poder do dom de Deus no amor e desejo sexual.
Isaías anuncia que o julgamento de Deus irá purificar Israel e preparar o seu povo para a chegada do rei messiânico e de uma nova Jerusalém.
Jeremias anuncia que Deus irá julgar os pecados de Israel com um exílio para a Babilônia. E então, ele vive os horrores das suas previsões.
Lamentações é uma coleção de cinco poemas funerários oferecidos em nome de Jerusalem após a sua destruição pela Babilônia.
No meio dos exilados na Babilônia, Ezequiel mostra que Israel mereceu o seu julgamento, e que a justiça de Deus cria esperança para o futuro.
A história de Daniel motiva a fidelidade, apesar do exílio na Babilônia. As suas visões oferecem esperança de que Deus trará todas as nações sob o Seu domínio.
Oséias acusa Israel de quebrar a aliança com Deus, e avisa-os das trágicas consequências a seguir.
Joel reflete no "Dia do Senhor" e como o verdadeiro arrependimento trará a grande restauração esperada nos outros livros proféticos.
Amós acusa Israel de quebrar a sua aliança com Deus, e destaca como a sua idolatria levou à injustiça e à negligência dos pobres.
Obadias anuncia a queda de Edom na Babilônia, que é uma imagem de como Deus destruirá todas as nações arrogantes e violentas.
O livro de Jonas é uma história subversa sobre um profeta rebelde que despreza seu Deus por amar os seus inimigos.
Miquéias anuncia que a justiça de Deus está chegando, a fim de criar um novo futuro de amor e fidelidade no outro lado do pecado e exílio de Israel.
Naum retrata a queda de Nínive e Assíria como uma imagem de como Deus enfrentará e derrubará todos os violentos impérios humanos.
Habacuque luta para entender a bondade de Deus no meio de tanta maldade e injustiça que existe no mundo.
Sofonias anuncia o julgamento purificador de Deus em Israel. Isso removerá o mal e abrirá um novo futuro onde todas as pessoas podem prosperar em paz.
Ageu desafia Israel após o exílio a permanecer fiel ao seu Deus e a reconstruir o templo.
As visões de Zacarias alimentam a esperança na promessa do futuro reino messiânico, e desafiam Israel após o exílio a permanecer fiel a Deus.
Malaquias acusa Israel de egoísmo após o exílio e anuncia que o dia do Senhor purificará Israel e os preparará para o reino de Deus.
No evangelho de Mateus, Jesus traz o reino celestial de Deus à terra e convida os seus discípulos a viverem um novo estilo de vida através da sua morte e ressurreição.
O evangelho de Marcos, mostra que Jesus é o Messias de Israel inaugurando o reino de Deus através do Seu sofrimento, morte e ressurreição.
No evangelho de Lucas, Jesus completa a história da aliança entre Deus e Israel e anuncia as boas novas do reino de Deus tanto para os pobres como para os ricos.
No evangelho de João, Jesus torna-se humano, encarnando Deus o criador de Israel, e anunciando o Seu amor e o presente de vida eterna para o mundo inteiro.
No livro de Atos, Jesus envia o Espírito Santo para capacitar os discípulos na tarefa de partilhar as boas novas do reino entre as nações do mundo inteiro.
Este vídeo mostra a visão geral da carta aos Romanos, capítulos 1 a 4, onde explica o conceito literário do livro e as suas ideias principais. Na carta aos Romanos, Paulo mostra como Jesus criou a nova família da aliança com Abraão através da sua morte e ressurreição, e através do envio do Espírito Santo.
Em 1ª Coríntios, Paulo mostra aos novos cristãos de Corinto que até os problemas mais complexos da nossa vida podem ser abordados através da lente do evangelho.
Em 2ᵒ Coríntios, Paulo resolve o seu conflito com os Corintos mostrando como o escândalo da crucificação de Jesus vira o nosso sistema de valores de ponta cabeça.
Na carta aos Gálatas, Paulo desafia os Cristãos daquela região a não permitirem que observações controvérsias da Torá continuem dividindo aquela igreja.
Na carta aos Efésios, Paulo mostra como as boas novas devem criar comunidades étnicas diversas unidas por uma devoção a Jesus e uns aos outros.
Nessa carta, Paulo agradece os Cristãos Filipenses pela sua generosidade e partilha como eles são chamados a imitar o amor generoso de Jesus.
Nessa carta, Paulo encoraja os Cristãos de Colossos a verem Jesus como o centro de tudo aquilo que existe, para que eles não cedam às pressões de outras religiões.
Nessa carta, Paulo direciona a igreja perseguida de Tessalônica à esperança futura do retorno do rei Jesus que fará tudo certo.
Nessa carta, Paulo esclarece os seu ensinamentos anteriores sobre o futuro retorno de Jesus e repreende os Cristãos que estavam criando confusão na comunidade.
Nessa carta, Paulo mostra a Timóteo como estabelecer ordem e propósito na igreja em Éfesos a qual tem sido corrompida pelos mestres falsos.
Nessa carta, Paulo está prestes a enfrentar a sua morte, e oferece um desafio pessoal a Timóteo para que ele continue seguindo Jesus independentemente dos sacrifícios e riscos.
Paulo instrui que Tito deve mostrar como as boas novas de Jesus e o poder do Espírito podem transformar a cultura Creta de dentro para fora.
Paulo ajuda o seu amigo Filemom reconciliar com Onésimo, o seu ex-escravo que escapou, e mostra que eles são iguais por causa de Jesus.
No livro de Hebreus, o autor mostra que Jesus é a revelação final do amor e misericórdia de Deus e merece a nossa devoção.
Tiago une a sabedoria do seu irmão Jesus ao livro de Provérbios na sua própria chamada desafiadora de viver uma vida completamente devota a Deus.
Pedro oferece esperança aos Cristãos perseguidos e ajuda-os com instruções práticas de como viver uma vida consistente com seguir Jesus.
Pedro pede fidelidade e confronta os mestres corruptos que distorcem a mensagem de Jesus e desviam outras pessoas.
João pede os seguidores de Jesus a compartilharem na própria vida e amor de Deus dedicando-se a amarem uns aos outros.
Judas confronta os mestres corruptos que distorcem a mensagem sobre o seu irmão Jesus e desviam outras pessoas.
Em Apocalipse, as visões de João revelam que Jesus venceu o mal através da sua morte e ressurreição, e um dia irá regressar como o verdadeiro rei do mundo.